sábado, 27 de fevereiro de 2010

Menos composição, mais interpretação.

Pequenos textos, testículos, da semana que me fizeram rachar o bico, perder o maxilar, chorar no macarrão, fazer xixi na calcinha, etc.



Woody Allen em "Cuca Fundida", trechos do conto 7 (Como Realfabetizar um adulto):



Psicopatologia: Dirigido à compreensão de obsessões e fobias, inclusive o medo de ser subitamente capturado e recheado com patê de caranguejo; relutância em rebater saques de vôlei; incapacidade de dizer a palavra "jaquetão" na presença de senhoras.



Biologia Moderna: Quais são as funções do corpo e onde elas podem ser geralmente encontradas. Análise do sangue e explicação completa dos motivos pelos quais a melhor coisa a fazer é deixa-lo correr pelas veias. Dissecação de uma rã pelos estudantes e comparação entre seu aparelho digestivo e o do homem, com a rã saindo-se por sinal muito bem, exceto quando temperada por curry.



Leitura Dinâmica: Este curso aumentará a velocidade de sua leitura paulatinamente até o fim do período, quando então o aluno será obrigado a ler Os irmãoes Karamazov em 15 minutos. O método consiste em correr os olhos pela página e ignorar tudo, exceto os pronomes. Em pouco tempo também os pronomes são eliminados. Gradualmente o aluno é encorajado a cochilar. Disseca-se uma rã, chega a primavera, as pessoas morrem e casam e Pinkerton não volta pra casa.



E muitos outros contos animais como as suposições da vida de um autor pelas roupas que ele mandava na lavanderia, a morte bate à porta, dois caras jogando xadrez por cartas, a invenção do sanduíche e o último, que fecha com chave de ouro, história de Hitler sobre o prisma de seu barbeiro, Schmeed.



Frases: "Bea acabou se casando com Moretti, embora mais tarde tenha pedido o divórcio, sob a acusação de que ele a teria besuntado com determinada pomada."

"Será que podemos realmente conhecer o Universo? Meu Deus, se às vezes já é difícil sairmos de um engarrafamento!"



E agora, no meu contexto de corrida São Sivestre do adolescente, ou seja, vestibular. Olha o grande autor da literatura pós-pop-contemporânea adolescente que achei na comunidade "Quando eu passar no vestibular...":



"Ah... Quando eu passar no vestibular... Eu vou chegar em casa, quebrar a TV e gritar "NINGUÉM RECLAMA, QUEM MANDA AQUI SOU EU!"Eu vou sair pelo Nordeste viajando por todas as praias e surfando até em poça de lama.Eu vou pagar uma babá pra me dar comida na boca e trazer pinico preu num ter que sair da rede.Eu vou aprender Alemão, Japonês e Inglês.Eu vou tocar violão, baixo, bateria e gaita.Eu vou dormir tarde e acordar tarde, dormir cedo e acordar tarde, não dormir e passar três dias acordado.Eu vou beber dois barris de chopp, três garrafas de vinho, 1 grade de cerveja e 2 litros do uísque mais caro do super-mercado.Eu vou fazer uma camisa com letras garrafais "EU SOU FODA" e usá-la quando for mandar cada um que disse que eu não passaria "tomar no cú"! Eu vou chegar pro primeiro policial que encontrar na rua e mandá-lo pruma porra, e se ele achar ruim eu digo logo: "Você sabe com quem você tá falando? EU PASSEI NO VESTIBULAR!

"Ah, quando eu passar no vestibular."



Faço de suas palavras as minhas! (HOHOHO!)

Um comentário:

Anna Carolina Paz disse...

Helô, você passará no vestibular e sairá na Folha de São Paulo em março. Avante, amiga!
Anna Carolina.